Mas o Fruto do Espírito Santo é: Amor, Alegria, Paz, Longaminidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5. 22;23.
Tanto em hebraico (ahab) como no grego (agape), as palavras traduzidas como "amor" são ações em palavras, indicando atos conscientes em relação ao ser amado. Entretanto, o amor bíblico parece demandar mais do que um mero comportamento para incluir uma certa atitude interior, isto é, uma reação positiva do coração (1 Jo 3.17).
Enquanto diversas palavras gregas descrevem formas específicas de amor, a palavra grega agape expressa principalmente o amor sem egoísmo e cristão. Paulo descreve a preocupação com o bem-estar do outro, sem egoísmo, leal, benevolente como o "maior" dom de todos (1Co 13.13). O amor cristão é fruto do Espírito Santo, uma virtude da vida santa (Gl 5.22).
Os atributos do amor refletem tanto sentimentos como atos amorosos (1Co 13.4-8). O amor verdadeiro é caracterizado como:
- Paciente e logânimo(v.4);
- Benigno e delicado com todos (v. 4);
- Não egoísta e doador (v.5)
- Verdadeiro e honesto (v. 6);
- Cheio de esperança e encorajador (v.7);
- Persistente e sem fim (v.7);
Sem amor, os dons do Espírito não são dignos de justiça, e os frutos do Espírito ficam incompletos (v.8). O amor de Cristo é eterno. Enquanto tudo mais falha, o amor nunca falha. É permanente, incondicional,tem consideração pelos outros resultante da poderosa presença do Espírito Santo, ao invés de ser produto de esforços ou da vontade humana.
0 comentários:
Postar um comentário