RSS

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Frutos do Espirito Santo - 3 parte


Mas o Fruto do Espírito Santo é: Amor, Alegria, Paz, Longaminidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5. 22;23.



Se o outro chora, o benigno chora


A benignidade é dom de Deus, que podemos desenvolver seguindo o exemplo de Cristo e sendo ajudados pelo Espírito Santo.
A benignidade não é uma teoria, mas uma ação prática, que coloca o outro numa posição superior à nossa. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Romanos 12.10).
A benignidade de Deus é para ser imitada por nós, como pede o apóstolo:
Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. (Ef 4.31-32; 6.1-2) 
Poderíamos resumir o que vimos dizendo, afirmando que ser benigno é tratar os outros como Deus os trata. É olhar para os outros como Deus os olha.
Trata-se de tarefa difícil, mas, como temos dito, o Cristianismo é compromisso de difícil execução.
A benignidade é um dom de Deus, produzido pelo Espírito. Nosso modelo, nesta caminhada, é o próprio Deus, que é benigno
Segundo a Bíblia, Ele é benigno porque sua misericórdia para conosco não depende de nossa fidelidade ou de nossa gratidão. E este deve ser o nosso modelo, por mais antinatural que seja.
Vejamos como e quando Ele é benigno.

 Deus é benigno por sua obra de criação.
A natureza é uma extensão da sua benignidade. Naqueles momentos em que você se sentir esquecido por Deus, olhe a natureza. Se você tem carro, tome o caminho do mar ou da montanha. Se você não tem, tome um ônibus para a praia limpa mais próxima. Olha aquilo tudo. Deus fez aquilo para seus filhos e isso inclui você. Olhe. Desfrute. Preserve. Louve a Deus pelo que fez. Seja benigno com a natureza e com os que virão depois de você. Não faça nada que possa degradar a natureza, tornando menor a obra de Deus, degradando-a para os que virão depois.

 Deus é benigno por sua obra de redenção.
Somos salvos pela benignidade do Pai, ao nos dar Seu Filho, sem esperar nada em troca, para que nós tivéssemos vida. Não podemos fazer o mesmo, mas podemos aceitar esta oferta de Deus e podemos falar da salvação. Aqueles que não são salvos barateiam a obra de Deus, recusando o seu oferecimento. Aqueles que já são salvos tendem, com o passar do tempo, a subvalorizá-la, como se não fosse o gesto maior de Deus para conosco. Todo dia precisamos nos lembrar que estaríamos condenados a morte se não fosse a morte de Jesus por nós.



Retirado do site: http://www2.uol.com.br/bibliaworld/igreja/mensag/isbel026.htm




0 comentários:

Postar um comentário

Devocional Diária