RSS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Compromisso - A base de um relacionamento

O compromisso é a base de todo relacionamento, quer aqui na Terra, quer no céu. O livro de Rute traz conceito celeste de aliança para a vida na Terra. A declaração de compromisso de Rute (Rt 1. 16-17) referiu- se a acontecimentos, situações e relacionamentos que uniram para sempre a vida de duas mulheres.Ela aceitou de bom grado um futuro incerto e, mediante juramento solene, comprometeu-se não apenas com Noemi, mas também com a Deus de Israel. Só aqui Rute usa o nome da aliança de Deus, Javé, em lugar da designação impessoal Eloim, mesmo que Noemi,  Boaz e outros usassem Javé com frequência , tanto para abençoar como para fazer queixar. Rute passou a fazer parte oficialmente do povo cujo nome Deus era Javé. Ele havia se tornado o seu Deus, bem como Deus de Noemi, sendo testemunha presente e juiz futuro de corações e de vidas que vai além do companheirismo passageiro.
Rute "apegou-se" a Noemi (Rt 1.14 ; veja 2.8,21, em que a mesma palavra é traduzida por entre marido e mulher (Gn 2.24). Essa palavra descreve uma amizade mais chegada que o relacionamento entre irmãos.
Uma firme base de amor com propósito definido, seguida de consequentes atos de devoção, mostrou que o compromisso de Rute não era de meras palavras ou clichês, nem simples demostração momentânea de emoção .Abrão deixou seu lar depois de receber uma ordem (Gn 12.1); Rute deixou sua terra natal pagã por sua própria iniciativa, apesar dos protestos de sua sogra, afim de proteger-se sob as "asas" de Deus(Rt 2.12). Rute ofereceu sua vida primeiro
 a Noemi e, mais importante, a Deus.


Fonte: Bíblia da Mulher - MC pág. 355

0 comentários:

Postar um comentário

Devocional Diária