RSS

sábado, 7 de janeiro de 2012

Rute - Uma fiel moabita

Rute a moabita,cresceu nos planaltos ao sul do rio Arnom, provavelmente numa nação polígama sendo adoradora do falso deus Quemos.
Uma família hebreia mudou-se de Belém para Moabe,eles eram diferentes. A mãe,Noemi era tratada com respeito por seu marido Elimeleque.
Rute,cuja mão foi pedida em casamento para uns dos filhos dessa família, Malom, foi assim introduzida a um relacionamento próximo  e de aprendizado com essa mulher sábia e estável,a quem ela passou a amar e a admirar. Rute e sua cunhada, Orfa, ligaram-se afetivamente a Noemi.As três mulheres ficaram ainda mais unidas quando seus maridos morreram.
Noemi  ouviu dizer que a fome em Belém havia passado e quis voltar para a casa. Ela instou suas noras a voltarem  a suas respectivas casas, onde estariam, então,livres para se casarem novamente. As duas jovens queriam ficar com ela,mas depois de uma despedida comovente, Orfa cedeu e voltou para casa.
Rute porém, apegou- se a Noemi, Seu nome é uma contração do hebraico reuth, do radical que quer dizer "visão",significado "algo que é digno de ser visto " ou, possivelmente, "amizade".Rute compreendia que mudar-se para Belém significaria renunciar totalmente a sua herança cultural e passar o resto da vida como estrangeira.Seu voto a Noemi é uma das declarações mais belas de compromisso da história (Rt 1.16-17).
A chegada das duas mulheres a Belém marcou o começo de uma nova vida para Rute.Ela trabalhou nos campos de cevada de Boaz, um parente de Noemi, rebuscando as espigas deixadas nos cantos para os pobres.Os feixes de grãos eram colhidos e debulhados com uma ferramenta manual pesada feita de madeira; então, com um grande garfo, os grãos eram jogados para o alto,a fim de que o vento levasse embora a palha. Muitas mulheres pobres flertavam com ceifadores e tentavam roubar grãos,mas Rute logo adquiriu a reputação de ter tamanha honestidade e integridade, que foi elogiada pelo dono dos campos.
Seguindo o sábio conselho se sua sogra,a humilde Rute conquistou o respeito e , mas tarde,o amor do parente de Noemi, Boaz, comprou a propriedade de Noemi e tomou Rute sua esposa. Ao fazê-loo, Boaz tornou-se um resgatador (veja Lv. 25.25).
Rute destacou-se na história como modelo de carácter feminino,dispondo-se,com alegria e confiança, a romper com seu passado tomando por base a revelação de Deus, ensinada a ela por sua sogra amorosa. Deus usou a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários: ele proveu pão para duas viúvas coma colheita de Rute; proveu segurança à jovem viúva por meio de seu casamento com Boaz; proveu posteridade para Noemi por meio de Obede, o filho de Rute e Boaz; Deus proveu um grande rei para Israel e até mesmo o Messias por meio dessa mulher gentia.

Fonte: Bíblia da Mulher - MC

0 comentários:

Postar um comentário

Devocional Diária